Eles foram alemães que se dedicaram a registra várias fabulas infantis,mas na época dos irmãos Grimm as fabulas eram diferentes das que vemos hoje em dia,como já postei algumas das milhares de fabulas que foram escritas,da para notar que o infantil deles era um pouco diferente do nosso.
Dorothea Grimm mãe de dos irmãos teve 9 filhos,nos qual apenas Ferdinand,Ludwing Emil,Charlotte,Jacob e Wilhelm Karl sobreviveram.O pai deles foram mortos com 45 anos em 1796.
A mãe,afim de assegurar ao filho mais velho todas as chances de conseguir avançar na carreira jurídica,enviou os dois filhos para juntos de sua tia em Kassel.Jacob frenquentou a Universidade de Marburg e estudou Direito,como seu pai,e seu irmão juntou-se a ele um ano depois no mesmo curso.Um dos seu professores,Friedrich Carl von Savigny,abriu sua biblioteca privada para os jovens estudantes ávidos pelo saber e amantes de Goethe e Schiller,para fazê-los descobrir os escritores românticos e os minnesang.
Savigny que trabalhava em uma História do Império Romano,encaminha-se para Paris em 1804 para suas pesquisas. Em janeiro de 1805,ele convidou Jacob a ajudá-lo,o que este fez sem demora.Na qualidade de ajudante,ele se voltou durante vários meses para a literatura jurídica.Desta época data o seu afastamento de temas jurídicos.Em sua correspondêcia,ele fala querer apenas consagrar-se á pesquisa sobre a ''magnífica literatura da Alemanha antiga''.
Em 1806 Wilhelm terminou os estudos e Jacob voltou para Kassel aonde viveram com sua mãe.
Jacob conseguo um cargo de secretario na escola de guerra de Kassel. E logo começaram as guerras Napoleônicas contra a Prússia e a Rússia e colocaram Kassel sobre influencia de Napoleão.
Nesse período Wilhelm estava sem emprego.
Em 1808,a mãe de Jacob e Wilhelm veio a falecer e Jacob ficou encarregado de cuidar de sua família.Ele aceitou um cargo de diretor da biblioteca privada de Jérome Bonaparte(irmão de Napoleão)
Em 1809,por causa de uma doença que Wilhelm tinha fez um tratamento em Halle que foi financiado por seu irmão Jacob.
Os irmãos Jacob e Wilhelm já reuniam contos de fadas desde 1806 e em 1807 já havia publicado artigos em revistas e em 1810,os irmãos Grimm encontram-se novamente juntos em Kassel e em 1811,Jacob publica sua primeira obra sobre os ''mestres cantores alemães''
Em 1814,Wilhelm se tornou secretário da biblioteca do museu de Kassel e intala-se no Wilhemshöher Tor
um alojamento pertencente á casa do príncipe-eleito de Hesse,onde Jacob se junta a ele quando volta de Paris.
Em 1815,os irmãos Grimm produzem o segundo volume dos Contos das Crianças e do Lar
Os dois irmãos haviam recolhido indiferentemente contos e lendas. É difícil separá-los sob critérios temáticos e os irmãos não os fizeram de maneira seguida. No entanto, os contos remontam no essencial a fontes orais, enquanto as lendas foram terminadas mais ou menos ao mesmo tempo, desde 1812. A demora de seis anos da publicação se explica pelo trabalho de composição de um texto publicável. O conjunto de lendas não conseguiu grande sucesso e não foi, portanto, reimpresso durante a vida dos irmãos.
Na idade de 30 anos, Jacob e Wilhelm já haviam conseguido uma posição de destaque por suas numerosas publicações. Eles viviam juntos em Kassel, com o modesto salário de Wilhelm durante um tempo. Apenas em abril de 1816, Jacob tornou-se segundo bibliotecário em Kassel, ao lado de Wilhelm que já trabalhava há dois anos como secretário. O trabalho deles consistia em emprestar, procurar e classificar as obras. Simultaneamente a suas funções oficiais, eles podiam realizar as próprias pesquisas, que foram condecoradas em 1819 por um doutorado honoris causa da Universidade de Marbourg.
Eles não teriam podido publicar tanto durante estes anos sem encorajamento nem proteções. Primeiramente eles foram sustentados pela princesa Wilhelmine Karoline de Hesse. Depois de sua morte em 1820 e a do príncipe eleitor em 1821, os irmãos mudaram-se com a irmã deles, Charlotte, para um alojamento mais simples, entre uma caserna e uma forja, não sem consequências embaraçosas para o trabalho deles. "Lotte", que até então ficava com a família, se casaria pouco depois, deixando os dois irmãos que se mudariam várias vezes e levariam uma vida de solteiros durante muitos anos ainda.
Jacob Grimm morreu em 20 de setembro de 1863
Wilhelm Grimm morreu em 16 de dezembro de 1859
Para deixar claro,isso é apenas um resumo da historia deles,não escrevi tudo pois sei que muita gente não tem paciência para ler tudo isso.
Estudei muit sobre esses caras durante o magistério na matéria de literatura infantil.
ResponderExcluirTem uma Tag pra você lá no blog.
bj
Sem Ideologia(conexaoimaginetics.blogspot.com)